A proposição desta solução sugere a criação de um novo tipo de trabalho com a participação de gestores empreendedores locais que serão considerados como os gerentes dos bairros (city block street managers) que podem se associar a plataforma, bastando se inscrever no final desta página. Assim se completa a proposição: NossosBairros
Todo serviço, produto ou plataforma precisa de divulgação, ou seja de uma estratégia de marketing com sua tática de vendas, equacionada nos moldes da tecnologia atual 4.0.
Como equacionar essa empreitada? Seria melhor estruturar um plano isolado ou poderia ser desenvolvido uma parceria com outros setores de varejo, além das farmácias, por exemplo com as clínicas e hospitais que seria o caminho mais lógico?
Essa estratégia não ganharia, ainda mais impulso, implantando-se a tática das farmácias fazerem parcerias com postos de combustíveis, restaurantes, lojas de moda, e outros nichos, em um modelo, inédito, de indicação e troca de clientes, feitas entre estas empresas, nos seus bairros, compartilhando-se as informações?
A economia compartilhada espelhada na imagem acima é exatamente isso, quando se reduz o investimento em marketing e simultaneamente ganha-se, receitas de forka exponencial. Assim, podemos perguntar: As empresas dos bairros estão preparadas para essa estratégia de marketing? Elas conhecem os dados dos seus clientes? Têm pelo menos seus e-mails e informações da última compra? Como podem atraí-los com ofertas e outros mimos?
Ou preferem ficar passivas, ao sabor do vento?
E como estruturar essa força tarefa?
Os empreendedores residentes nos bairros, não poderiam ter interesse em trabalhar na sua região, em casa no seu home office, montando seu próprio negócio sem investimento?
Na imagem abaixo se vê a iniciativa da Prefeitura de Maringá com uma parceria com o Sebrae - Paraná.
TREINAMENTO
A Amazon, uma das 5 maiores estrelas da internet, começou vendendo livros tem uma proposta interessante que merece ser estudada que norteará nosso modelo.
Rodrigo da Camerite rodrigo.horn@camerite.coma franquia CAMERITE |
A Camerite foi fundada em 2016, na cidade de Joinville, Santa Catarina, mas sua história já havia começado alguns anos antes. Em 2012, com o nome de VejoAoVivo, a empresa instalava câmeras e oferecia uma plataforma com aplicativo para a população monitorar os pontos de maior movimento nas cidades. Com a demanda crescente por gravações de ocorrências, em 2016 passou a atuar no modelo de parceria com empresas de segurança e internet, oferecendo uma plataforma de videomonitoramento em nuvem. Nascia assim a Camerite.
Em 2019, a empresa tornou-se franquia com o objetivo de ampliar a malha de câmeras e, assim, promover maior segurança para a população. Além da plataforma e do aplicativo de videomonitoramento, a empresa desenvolve soluções de Inteligência Artificial voltadas para a segurança pública, como Reconhecimento Facial, Leitura de Placas e Análise de Rotas.
A Camerite oferece uma solução altamente tecnológica, com custos de 7 a 8 vezes menores se comparados a soluções tradicionais de segurança. Os franqueados contam com todas as ferramentas necessárias para auxiliar as cidades a garantirem mais segurança para a população.
Os franqueados atuam no modelo de colaboração entre vizinhos: os moradores e comerciantes pagam um valor mensal para poder utilizar o aplicativo e as câmeras da Camerite, a fim de fazer o monitoramento da sua rua ou bairro. As imagens são armazenadas em nuvem e é possível compartilhar gravações de 3 ou 7 dias com a polícia para ajudar na investigação de ocorrências.
Os franqueados também são incentivados a oferecer a solução para as prefeituras. Com a malha de câmeras já instalada em diferentes pontos da cidade, fica mais fácil para o poder público investir em tecnologias que a própria Camerite oferece, como: reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise de rotas com identificação de carros e motos.
Com todas estas vantagens, o franqueado pode faturar tanto na receita recorrente das mensalidades advindas dos moradores e comerciantes, quanto em contratos com o governo local. A Camerite possui o processo de inexigibilidade, o que permite que os franqueados possam apresentar as soluções da empresa sem a necessidade de concorrências e burocracias.
Para o franqueado, além do retorno financeiro há o retorno social, com mais segurança para a própria cidade em que reside. Como é o caso de Palotina, no Paraná, atualmente sendo considerada a cidade mais monitorada do Brasil, com 1 câmera para cada 66 habitantes. Como resultado, a cidade teve uma redução de 81% no número de roubos e furtos, segundo dados divulgados pela polícia militar do município.
Perfil do franqueado CAMERITE
Para ser um Franqueado Camerite, é necessário ter espírito empreendedor, focado em resultados, pró-ativo e querer fazer da região de atuação um lugar mais seguro. Não é necessário ter experiência no mercado de segurança ou tecnologia, já que receberá todo o treinamento e suporte para a gestão da operação.
Faz-se necessário para o franqueado Camerite também:
- Alinhamento com a cultura, princípios e valores da Camerite;
- Engajamento com a marca Camerite;
- Bom relacionamento interpessoal e disposição para prospecção de novos clientes;
- Ter foco para fazer da região de atuação um lugar mais seguro;
- Conhecer o público e as necessidades da região em que irá atuar;
- Seguir as regras e protocolos definidos pela franqueadora;
- Dedicação e comprometimento com a missão da Camerite.
Processo de seleção da Franquia CAMERITE
Conheça abaixo quais são as etapas do processo de seleção da franquia Camerite:
1 - Preenchimento do formulário de candidatura a franqueado;
2 - Qualificação inicial: Nesta primeira etapa do processo seletivo, a franqueadora entra em contato com todos os candidatos que preencheram o formulário, com o objetivo de validar as informações fornecidas e fazer uma pré-qualificação para se certificar de que o candidato possui os pré-requisitos mínimos necessários para, futuramente, tornar-se um franqueado na sua região.
São avaliadas informações, como:
- Disponibilidade para atuar na franquia em tempo integral (neste caso, pode ser tanto o próprio franqueado quanto algum sócio);
- Ter disponibilidade para iniciar a operação em até 90 dias;
- Possuir capital disponível para execução do projeto (taxa de franquia + capital de giro);
- Não possuir antecedentes criminais (por se tratar de uma franquia que atua na área da segurança, é mandatário que os nossos franqueados não possuam nenhum registro de antecedentes criminais);
3 - Apresentação do modelo de negócio: Nesta etapa, é apresentado o modelo de negócio de uma forma detalhada para o candidato.